Mafia dos Livros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Equipe de tradução amadora e incentivo e divulgação da leitura. Não temos fins lucrativos e os personagens não nos pertencem.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
CalendárioCalendário
Últimos assuntos
» Sugestão de Livros para Tradução
Funções de um REVISOR EmptyQui Jul 05, 2018 7:59 pm por NayaraFR

» Partilhando de PDFs e Link
Funções de um REVISOR EmptyQui maio 10, 2018 11:11 pm por wiltonportugal

» [SPOILER PERMITIDO] As Crônicas de Gelo e Fogo
Funções de um REVISOR EmptyDom Mar 04, 2018 6:29 am por walterottilio

» Community Managers
Funções de um REVISOR EmptyDom Mar 04, 2018 6:16 am por walterottilio

» [SPOILER PERMITIDO] A Queda dos Cinco
Funções de um REVISOR EmptyDom maio 21, 2017 4:02 pm por lukinhas.killer

» Indique um Livro!!
Funções de um REVISOR EmptyDom maio 21, 2017 4:00 pm por lukinhas.killer

» Funções de um TRADUTOR
Funções de um REVISOR EmptyQua Mar 22, 2017 5:19 pm por Convidado

» por favor presiso de ajuda
Funções de um REVISOR EmptySex Dez 30, 2016 5:12 pm por Everthon Silva

» Espaço para divulgação de suas obras
Funções de um REVISOR EmptyTer Dez 20, 2016 9:23 pm por jpsazor

Top dos mais postadores
walterottilio
Funções de um REVISOR Vote_lcapFunções de um REVISOR Voting_barFunções de um REVISOR Vote_rcap 
Enrique E
Funções de um REVISOR Vote_lcapFunções de um REVISOR Voting_barFunções de um REVISOR Vote_rcap 
JennyMNZ
Funções de um REVISOR Vote_lcapFunções de um REVISOR Voting_barFunções de um REVISOR Vote_rcap 
Thor II
Funções de um REVISOR Vote_lcapFunções de um REVISOR Voting_barFunções de um REVISOR Vote_rcap 
Adrieli.Gabriel
Funções de um REVISOR Vote_lcapFunções de um REVISOR Voting_barFunções de um REVISOR Vote_rcap 
guigs
Funções de um REVISOR Vote_lcapFunções de um REVISOR Voting_barFunções de um REVISOR Vote_rcap 
lukinhas.killer
Funções de um REVISOR Vote_lcapFunções de um REVISOR Voting_barFunções de um REVISOR Vote_rcap 
lailag
Funções de um REVISOR Vote_lcapFunções de um REVISOR Voting_barFunções de um REVISOR Vote_rcap 
zedthunder
Funções de um REVISOR Vote_lcapFunções de um REVISOR Voting_barFunções de um REVISOR Vote_rcap 
PallomaVX
Funções de um REVISOR Vote_lcapFunções de um REVISOR Voting_barFunções de um REVISOR Vote_rcap 
Tópicos mais visitados
Partilhando de PDFs e Link
Babuínos Bobocas Balbuciando em Bando
[SPOILER PERMITIDO] As Crônicas de Gelo e Fogo
Rangers Ordem dos Arqueiros 12 - The Royal Ranger - John Flanagan
Sugestão de Livros para Tradução
[Spoiler Permitido] Magnus Chase e os Deuses de Asgard
[SPOILER PERMITIDO] O Sangue do Olimpo
[SPOILER PERMITIDO] O Nome do vento.
[SPOILER PERMITIDO] A Queda dos Cinco
Indique um Livro!!

 

 Funções de um REVISOR

Ir para baixo 
+11
lia Rodrigues
a_ndersonsantos
Thor II
Dark Avathar
lailag
Enrique E
Dayze Campany
andregobbi
luan1701
vanessalilia1995
mafia dos livros
15 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
mafia dos livros
Admin
mafia dos livros


Mensagens : 40
Pontos : 120
Reputação : 19
Data de inscrição : 08/05/2013

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptyQua maio 08, 2013 8:23 pm

Acho que este “cargo” é o que mais gera confusão nos nossos projetos, seja por que o tradutor não fez um bom trabalho, seja por que o revisor não está interessado realmente em fazer tal trabalho e só quer mesmo ler antes que todo mundo uma parte do livro, ou ainda por que a pessoa não está qualificada ou pronta para desempenhar tal função.

Todos tem mais ou menos uma noção do que vem a ser um revisor, mas dificilmente se encontra alguém que saiba realmente o que ele DEVE fazer. Basicamente o revisor deverá ler o texto corrigindo os erros de português cometidos pelo tradutor, daí a importância de que quem for exercer essa tarefa tenha um BOM DOMÍNIO do Português, pois não são só as palavras escritas errado que devem ser corrigidas, mas também devem verificar atentamente toda a gramática, por exemplo, a concordância dos termos e a forma como a sentença está colocada, para que a frase FAÇA SENTIDO! O que nos leva ao fato de que ele terá muitas vezes que adaptar a frase para que se encaixe em algo que faça sentido em português. Além disso, é de SUMA IMPORTÂNCIA que o revisor também SAIBA INGLÊS! Claro que ele não precisa ser tão bom nisso quanto um tradutor, mas deve entender o suficiente para saber se o que o tradutor escreveu é realmente o que tem no original e se está de acordo com o tempo verbal da narrativa! Já imaginaram uma narração de fatos passados traduzidos como se fosse no presente? A confusão que iria dar na história? Mais uma coisa, o revisor deve acompanhar ATENTAMENTE a sua leitura do texto traduzido comparando-o com o Original, para verificar se o tradutor traduziu tudo do texto, por que há vezes em que por uma desatenção, uma ou outra frase acaba escapando da leitura e passando despercebida e consequentement­e não sendo traduzida.

Por fim, mas não menos importante vem a FORMATAÇÃO BÁSICA que deve ser realizada pelo revisor. Isso significa que também é atribuição do revisor, coisas simples da estética do texto como: Justificar o texto; colocá-lo inteiramente na mesma fonte e tamanho (TIMES NEW ROMAN, 12); renomear os personagens e lugares que aparecem no texto se o tradutor não já fez isso – se houver tradução oficial esses serão os utilizados, caso não haja deixem os nomes originais a não ser que a tradução pareça mais adequada para a nossa língua; SUBSTITUIR AS ASPAS POR TRAVESSÕES!!!!!­!!!!!!!

Por favor, não se assustem com as diversas atribuições do revisor, é um trabalho mais fácil do que o do tradutor, não resta dúvidas, afinal irá tratar em sua maior parte da sua língua materna, mas isso não quer dizer que seja menos complexo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://mafiadoslivros.forumeiros.com
vanessalilia1995




Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/11/2013

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptySáb Nov 23, 2013 9:22 pm

Eu gosto ler e tenho um curso de inglês intermediário, e não gosto de me gabar mas como leio bastante sou boa em português e gostaria muito de ajudar vocês.
Espero que esteja qualificada e aguardo uma resposta o mais breve possível.
Ir para o topo Ir para baixo
mafia dos livros
Admin
mafia dos livros


Mensagens : 40
Pontos : 120
Reputação : 19
Data de inscrição : 08/05/2013

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptySáb Nov 23, 2013 9:35 pm

Olá Vanessa, sua ajuda será bem vinda.
Porém, no momento não temos tradução em andamento.
A pessoa que tiver interesse em revisar, basta procurar o tópico de tradução e cadastrar-se como revisor(a) e esperar o capítulo o qual será responsável pela revisão ser enviado pela administrador da tradução.

~Walter
Ir para o topo Ir para baixo
https://mafiadoslivros.forumeiros.com
luan1701




Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/11/2013

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptySáb Nov 23, 2013 9:58 pm

Ja ajudei em alguns projetos Revisando as traduções e gostaria muito de ajudar nesta nova fase da Mafia.

Agradeço muito.
Ir para o topo Ir para baixo
andregobbi

andregobbi


Mensagens : 13
Pontos : 16
Reputação : -1
Data de inscrição : 23/11/2013
Idade : 38

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptySáb Nov 23, 2013 10:59 pm

Gostaria de ajudar quando abrirem vagas, como vi que tem de esperar aguardar algum inicio de tradução, seria bom ter um tópico com os candidatos a revisores não?
Ir para o topo Ir para baixo
vanessalilia1995




Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/11/2013

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptyDom Nov 24, 2013 9:55 am

Eu me candidatei mas seria mesmo bom que tivesse um tópico com os candidatos
Ir para o topo Ir para baixo
mafia dos livros
Admin
mafia dos livros


Mensagens : 40
Pontos : 120
Reputação : 19
Data de inscrição : 08/05/2013

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptyDom Nov 24, 2013 10:18 am

luan1701 escreveu:
Ja ajudei em alguns projetos Revisando as traduções e gostaria muito de ajudar nesta nova fase da Mafia.

Agradeço muito.
Sua ajuda será mto bem vinda Luan! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://mafiadoslivros.forumeiros.com
mafia dos livros
Admin
mafia dos livros


Mensagens : 40
Pontos : 120
Reputação : 19
Data de inscrição : 08/05/2013

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptyDom Nov 24, 2013 10:24 am

Vanessa e André,
estamos no momento vendo como poderemos organizar melhor os candidatos à revisores e tradutores.  Assim que tivermos montado a nova forma estaremos divulgando, fiquem de olho por aqui Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://mafiadoslivros.forumeiros.com
vanessalilia1995




Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/11/2013

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptyDom Nov 24, 2013 10:52 am

ok
obrigada por avisar
Ir para o topo Ir para baixo
Dayze Campany




Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/11/2013
Localização : Rio de Janeiro

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptySex Nov 29, 2013 12:08 pm

lol! HAHAHAHAHAHAHA A última revisão q eu fiz, esqueci de SUBSTITUIR AS ASPAS POR TRAVESSÕES. Eu já tinha traduzido vários capítulos e já estava no embalo quando apareceu uma revisão. Consertei todos os erros, dei concordância em todo o texto e MANDEI. Seu eu fosse vcs, me dava uma bronca! hahahahahahaha
Ir para o topo Ir para baixo
Enrique E

Enrique E


Mensagens : 403
Pontos : 432
Reputação : 13
Data de inscrição : 25/11/2013
Idade : 30
Localização : São paulo

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptyTer Dez 03, 2013 9:07 am

Eu poderia fazer um teste como revisor para ver como sairia...estou a disposição
Ir para o topo Ir para baixo
lailag

lailag


Mensagens : 87
Pontos : 115
Reputação : 16
Data de inscrição : 08/05/2013
Idade : 37

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptyTer Dez 03, 2013 7:36 pm

Toda a ajuda é bem vinda Enrick, assim q abrirmos cadastro vc se cadastra lá =)
Ir para o topo Ir para baixo
Dark Avathar
Admin
Dark Avathar


Mensagens : 6
Pontos : 12
Reputação : 6
Data de inscrição : 25/11/2013
Idade : 51
Localização : São Paulo

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptySex Dez 06, 2013 7:26 pm

Ai galera, aqui quem vos escreve é o Angelo Amparo do face, orkut, tradutor e revisor quando possível...

Infelizmente percebo que cada vez menos trabalho haverá para o nosso grupo, pois as editoras estão respeitando nosso pais cada vez mais, lançando livros simultaneamente aqui e no país de origem ou lançando aqui com a data muito próxima do lançamento no país de origem. Não vejo isso como um ponto negativo, muito pelo contrário, isso mostra que nosso trabalho vale a pena e que ao contrário de diminuir as vendas levas as editoras a antecipar cada vez mais os lançamentos, valorizando a população leitora de nosso pais.

Beijo pra quem é de beijo e um abraço caloroso aos demais, seguimos nosso caminho, tradução por tradução, scaneamento por scaneamento, divulgando o que vale a pena se lido SEMPRE!
Ir para o topo Ir para baixo
Thor II

Thor II


Mensagens : 253
Pontos : 275
Reputação : 22
Data de inscrição : 25/11/2013
Idade : 108
Localização : Asgard

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptySáb Dez 07, 2013 1:58 pm

Essa sempre foi a parte mais difícil para mim. Ja tentei fazer algumas traduções sozinho, e o problema é que sempre quando tenho de fazer esta parte do trabalho eu desisto. Tem tanta coisa pequena para mexer aqui e ali, ai eu me desmotivo e desisto da tradução ja que ninguém vai fazer essa parte por mim. Outra coisa que me desmotiva a traduzir sozinho, é que geralmente é algo que quero muito ler, e ficar traduzindo, além de fazer eu ler mais devagar, da spoilers demais.
Ir para o topo Ir para baixo
Dark Avathar
Admin
Dark Avathar


Mensagens : 6
Pontos : 12
Reputação : 6
Data de inscrição : 25/11/2013
Idade : 51
Localização : São Paulo

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptySáb Dez 07, 2013 3:42 pm

Thor II escreveu:
Essa sempre foi a parte mais difícil para mim. Ja tentei fazer algumas traduções sozinho, e o problema é que sempre quando tenho de fazer esta parte do trabalho eu desisto. Tem tanta coisa pequena para mexer aqui e ali, ai eu me desmotivo e desisto da tradução ja que ninguém vai fazer essa parte por mim. Outra coisa que me desmotiva a traduzir sozinho, é que geralmente é algo que quero muito ler, e ficar traduzindo, além de fazer eu ler mais devagar, da spoilers demais.
Essa é uma regra básica de qualquer trabalho bem feito, quem faz não verifica, quem verifica não faz... você não pode revisar o seu trabalho nunca, pois seria um trabalho viciado e propenso a erros, por isso quem atua como tradutor e revisor no mesmo projeto nunca recebe seus próprios capítulos pra revisar Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Thor II

Thor II


Mensagens : 253
Pontos : 275
Reputação : 22
Data de inscrição : 25/11/2013
Idade : 108
Localização : Asgard

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptySáb Dez 07, 2013 4:26 pm

Não é exatamente verificar o meu próprio trabalho, mais eu não consigo conviver com bagunça perto de mim, então depois de algumas paginas traduzidas, sabendo que ninguém mais consertara aquilo, eu tento formata o texto, justificar, colocar na mesma fonte, travessões, etc, senão devido ao meu TOC eu simplesmente não consigo continuar, não é como se eu tivesse corrigindo meus próprios erros de português, é mais a parte de torna aquele texto visualmente aceitável, também tenho este mesmo problema ao fazer trabalhos para a faculdade.

Para falar a verdade, consertar erros de português parece a parte mais fácil de ser um revisor, comparado com todo o resto, a mais difícil parece ser consertar o nomes dos personagens e lugares.
Ir para o topo Ir para baixo
Enrique E

Enrique E


Mensagens : 403
Pontos : 432
Reputação : 13
Data de inscrição : 25/11/2013
Idade : 30
Localização : São paulo

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptySáb Dez 07, 2013 4:30 pm

Thor II escreveu:

Para falar a verdade, consertar erros de português parece a parte mais fácil de ser um revisor, comparado com todo o resto, a mais difícil parece ser consertar o nomes dos personagens e lugares.
N tem funçao no word q faz p/ todo lugar q estifez escrito Perceyu corrigir p Percy?isso solucionaria um poco...

Alias, nunca revisei, mas acredito q num tablet seria mais facil
Ir para o topo Ir para baixo
a_ndersonsantos




Mensagens : 13
Pontos : 13
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/11/2013
Idade : 30
Localização : São Paulo

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptySex Dez 13, 2013 5:58 pm

Tem o SUBSTITUIR... Ao menos nisso que você tá falando ajuda Enrique.
Acho que a parte mais difícil é quando você pega um texto traduzido e ele não está fazendo sentido algum, aí você tem que praticamente "retraduzí-lo".
Ir para o topo Ir para baixo
Enrique E

Enrique E


Mensagens : 403
Pontos : 432
Reputação : 13
Data de inscrição : 25/11/2013
Idade : 30
Localização : São paulo

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptySáb Dez 14, 2013 11:18 am

a_ndersonsantos escreveu:
Tem o SUBSTITUIR... Ao menos nisso que você tá falando ajuda Enrique.
Acho que a parte mais difícil é quando você pega um texto traduzido e ele não está fazendo sentido algum, aí você tem que praticamente "retraduzí-lo".

É...
Se os tradutores n fizerem a funçao aee complica
Ir para o topo Ir para baixo
Dark Avathar
Admin
Dark Avathar


Mensagens : 6
Pontos : 12
Reputação : 6
Data de inscrição : 25/11/2013
Idade : 51
Localização : São Paulo

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptySáb Dez 14, 2013 11:35 am

Enrique E escreveu:
a_ndersonsantos escreveu:
Tem o SUBSTITUIR... Ao menos nisso que você tá falando ajuda Enrique.
Acho que a parte mais difícil é quando você pega um texto traduzido e ele não está fazendo sentido algum, aí você tem que praticamente "retraduzí-lo".

É...
Se os tradutores n fizerem a funçao aee complica

As vezes não é só o fato de fazerem ou não a função, normatizar a tradução de nomes e/ou expressões pode ser um desafio e tanto, porque muitas vezes varia do entendimento ou mesmo da escolha do tradutor por um termo ao invés de outro... vou dar um exemplo:

Marca de Atena (Spoiler):
Ir para o topo Ir para baixo
Enrique E

Enrique E


Mensagens : 403
Pontos : 432
Reputação : 13
Data de inscrição : 25/11/2013
Idade : 30
Localização : São paulo

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptySáb Dez 14, 2013 12:12 pm

Dark Avathar escreveu:
vou dar um exemplo:

Marca de Atena (Spoiler):

Cara, essa você exigiu minha criatividade.
N estava conseguindo ler pelo tablet
Tentei copiar e colar mas n foi
No final cliquei em "citar" e consegui ler
Ir para o topo Ir para baixo
Dark Avathar
Admin
Dark Avathar


Mensagens : 6
Pontos : 12
Reputação : 6
Data de inscrição : 25/11/2013
Idade : 51
Localização : São Paulo

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptySáb Dez 14, 2013 12:17 pm

kkkkkk foi mal, mas como era spoiler (de leve) ache sacanagem colocar aberto Smile
Ir para o topo Ir para baixo
lia Rodrigues

lia Rodrigues


Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/01/2014
Idade : 29
Localização : Curitiba/PR

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptyQua Jan 08, 2014 8:56 am

Olá queria começar a revisar! quando tiverem algo eh só avisar
Ir para o topo Ir para baixo
lailag

lailag


Mensagens : 87
Pontos : 115
Reputação : 16
Data de inscrição : 08/05/2013
Idade : 37

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptyDom Fev 02, 2014 9:37 am

lia Rodrigues escreveu:
Olá queria começar a revisar! quando tiverem algo eh só avisar

Só ficar de olho lia!!! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
zedthunder

zedthunder


Mensagens : 54
Pontos : 57
Reputação : 1
Data de inscrição : 09/02/2014
Idade : 34
Localização : Rio Maria - Pará

Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR EmptyQui Mar 27, 2014 7:47 am

eu devia ter lido isso quando revisei a primeira vez...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Funções de um REVISOR Empty
MensagemAssunto: Re: Funções de um REVISOR   Funções de um REVISOR Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Funções de um REVISOR
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Funções de um TRADUTOR

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mafia dos Livros :: Tutoriais :: Veja aqui como você pode nos ajudar-
Ir para: